Em 11 de março de 2021, ocorreu o Webinar intitulado “Brasil: Oportunidades de Negócios para o Setor Eletrotécnico e Eletrônico”, uma iniciativa promovida pela Agência ICE, com o respaldo do Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional, da Embaixada da Itália no Brasil, e em colaboração com a ANIE, a Federação representante da indústria eletrotécnica e eletrônica italiana.
Este encontro marcou a primeira etapa de uma missão virtual voltada para o Brasil, oferecendo uma plataforma para aprofundar as oportunidades existentes no setor eletrotécnico e eletrônico do país, com um foco especial nos mercados de Energia e Energias Renováveis.
Essa iniciativa, dedicada ao Brasil, é parte de um esforço mais amplo de promoção internacional realizado pela Agência ICE em colaboração com a ANIE, adaptando-se às circunstâncias da pandemia, com atividades virtuais.
O Webinar foi inaugurado pelo Embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, e pela Chefe de Relações Internacionais da ANIE, Mariarosaria Fragasso. Posteriormente, moderado por Ferdinando Fiore, Diretor do Escritório da Agência ICE em São Paulo, foram realizados painéis técnicos com a participação das associações locais ABINEE, ABSOLAR e ABEEOLICA, proporcionando uma visão abrangente dos setores eletrotécnico e eletrônico, com ênfase especial no segmento fotovoltaico e eólico. A Enel Green Power Brazil e o Grupo Terna também compartilharam suas experiências bem-sucedidas no mercado brasileiro. O evento concluiu com uma apresentação do Escritório de Advocacia Guarnera Advogados, abordando aspectos legais e alfandegários que as empresas italianas devem considerar ao adentrar o mercado brasileiro.
O setor recebeu significativas contribuições estrangeiras ao longo do tempo, impulsionando seu crescimento. As exportações italianas têm consistentemente representado mais de 50% do faturamento total, e as empresas exportadoras constituem 40% do setor, o dobro da média da indústria. Nos últimos anos, antes da crise da Covid-19, as empresas ANIE expandiram sua presença em mercados estrangeiros e diversificaram seus destinos geográficos, aproveitando oportunidades de crescimento além da Europa. Mais de 200 países agora importam produtos eletrotécnicos e eletrônicos italianos, com mais de 60% dos principais mercados de destino situados fora da União Europeia.
O Brasil é o principal mercado de destino das exportações italianas de Eletrotécnica e Eletrônica na América Latina. Apesar do retrocesso em 2020 devido à emergência sanitária, prevê-se um aumento de 3,5% no PIB do país em 2021. O Brasil precisa de grandes investimentos para modernizar sua infraestrutura, com estimativas indicando que cerca de 5% do PIB deve ser dedicado anualmente a essa necessidade.
No setor de Energia, o Brasil registra um crescimento rápido tanto em fontes tradicionais quanto renováveis, alinhado com o Plano Nacional de Expansão até 2023. A transformação energética em curso e os incentivos à inovação oferecem oportunidades promissoras para as empresas italianas.